Marketing para supermercados: 5 Principais inovações tecnológicas

Marketing para supermercados: 5 Principais inovações tecnológicas

Conheça as 5 principais inovações tecnológicas de marketing para supermercados.

Marketing Para Supermercados

Quando falamos de marketing para supermercados, logo vem em mente o aroma do pão fresquinho saindo do forno, a iluminação perfeita que favorece a visão das hortaliças e frutas, ou até mesmo a degustação de um novo lançamento enquanto se escuta uma música suave. Essas ações possuem um efeito psicológico para atrair seus clientes através dos seus sentidos. Em seguida outras estratégias foram implantadas como:

  • Carrinhos de compras maiores;
  • Sacola grande de compras ecológica;
  • Separação de produtos complementares de uma refeição em corredores distantes para aumentar a circulação;
  • Exposição estratégica das marcas e preços para dar a sensação de promoção;
  • Produtos de interesse das crianças expostos nas prateleiras mais baixas;
  • Produtos de compras por impulso perto das caixas de pagamento;
  • Entre outros.

Todas essas ações estratégicas são trabalhadas no marketing para supermercados ao longo do tempo até a chegada da tecnologia.

Inovações tecnológicas de marketing para supermercados

Marketing de Supermercados

 

Tais ações continuam em vigor, porém com o avanço da tecnologia e a chegada dos smartphones, o comportamento do cliente foi alterado. E com isso o marketing de relacionamento teve que se adaptar a essas transformações, se manter competitivo e gerar resultados. Nesse artigo mostraremos as 5 inovações tecnológicas no marketing para supermercados que tem trazido resultados para algumas redes e o que temos de novidade.

 

1 – Redes Sociais

Os supermercados iniciaram um marketing de relacionamento virtual através das redes sociais. Esse estímulo fez com que seus clientes buscassem as promoções do dia, o que gerou uma maior frequência vinda do Facebook Business e Instagram. Além dos supermercados, as próprias marcas dos produtos começaram a se aproximar desses clientes e puderam através dessas ações de marketing digital detectar oportunidades e aumentar as vendas.

2 – Google Adwords

Líder do mercado de mídia online, os supermercados puderam criar anúncios de pesquisa no google adwords e juntamente com o google analytics monitorar o comportamento dos visitantes das páginas do site do supermercado.

3 – App para Supermercado

Alguns clientes já utilizavam o aplicativo como um facilitador ao seu cotidiano corrido. Porém com os últimos acontecimentos, a sociedade foi obrigada a se adaptar-se a tecnologia e os supermercados que já possuíam APP próprio saíram em vantagem dos que precisavam utilizar aplicativos de comidas já existentes.

4 – Sistema de CRM

Muitos supermercados já implementaram esse sistema para que pudessem integrar departamentos como: call center, sistemas de caixa ou até mesmo sistemas usados pela equipe comercial para registrar vendas. Com isso foi possível segmentar clientes e acompanhar todo o processo de vendas. A principal ação de marketing utilizando o CRM é o cartão de fidelidade que possibilita saber o ticket médio de gastos do cliente.

5 – Simple WiFi

Se o seu negócio de supermercados já está atraindo seus clientes através dos sentidos, preparou um ambiente adequado estimulando a venda dos produtos, está presente nas redes sociais, publica anúncios no google para aumentar a visita ao seu site, e, também está com um sistema operacional organizado, chegou a hora de conhecer a solução Simple WiFi para ampliar o marketing de relacionamento, fidelização e possuir a vantagem competitiva de surpreender o seu cliente em tempo real.

O seu supermercado disponibiliza acesso à internet para seus clientes?

Caso sim, esses dados coletados por esses acessos a internet poderão te ajudar a transformar essas informações em ações, aumentando seu faturamento e aprimorando o marketing de relacionamento com o seu cliente.

 

A sua Rede Wifi está aberta? Você tem algum controle nos acessos?

É natural quando o cliente chega a um supermercado verificar se existe acesso gratuito à internet. Muitas vezes o acesso é liberado com apenas uma senha única e sem possibilidade de identificar o mal uso por parte de algum cliente, o que pode colocar em risco a segurança do sistema operacional do supermercado.

Com o marco civil da internet e a Lei de Proteção de Dados (LGPD) que entrará em vigor em agosto de 2021, todas as empresas e serviços deverão estar adequados em relação ao fornecimento de internet a seus clientes.

Através da solução Simple WiFi é possível desenvolver campanhas promocionais, sorteios, comunicados, pesquisa de satisfação, criar estratégias competitivas seguras utilizando a régua de contatos e totalmente adequada as novas leis.

Você desenvolve alguma campanha de relacionamento em tempo real dentro do supermercado?

Agora com a plataforma Simple WiFi é possível programar ações promocionais e sorteios, surpreendendo seu cliente em tempo real dentro do supermercado. Também é possível acionar um integrante da sua equipe, informando que seu cliente está no seu supermercado e realizar um atendimento diferenciado.

A inovação tecnológica Simple WiFi pode ser integrada a qualquer sistema operacional e é possível importar o banco de dados já existentes do supermercado. É de fácil implementação uma vez que todas as informações e funcionalidades estão armazenadas e rodam na nuvem.

Por ser uma plataforma de BIG Data é possível consolidar os dados dos clientes que utilizam à internet gratuita do supermercado e se conectar diretamente com os clientes em tempo real, sem riscos e intermediários e reduzindo os custos elevados com o marketing de relacionamento.

Agora que já conhece as 5 principais inovações tecnológicas de marketing para supermercados, converse com sua equipe de marketing e conheça a solução Simple WiFi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email